Tradurre pagina

sábado, 13 de abril de 2013

Crítica: Tex Ouro n° 64 - A Tragédia do Trem 809

(**CUIDADO: este texto contém spoiler. Se você pretende ler essa edição, não leia a crítica**)


| Situação de Tex | Cenário | | Espíritos de carne e osso |

O trem 809 transporta o pagamento da guarnição de Forte Canby e isso desperta a atenção de um grupo de bandidos, liderados por Lennox, os quais resolvem abocanhar a grana. Tex Willer está no trem, que é desviado de trilhos sem que os maquinistas percebam, o que provoca o trágico descarrilamento do trem. Quase todos morrem e Tex escapa com um braço quebrado. Conseguirá o ranger, em meio a uma nevasca infernal, e com o braço quebrado, escapar vivo desta aventura?

 Dramático

 A situação em que o ranger se encontra na aventura A Tragédia do Trem 809 é dramática, porém excitante. Ver Tex conseguir, com um braço quebrado e ardendo de febre, derrotar (sozinho) uma quadrilha de assaltantes e salvar todas as vitimas do acidente do trem, é algo fora de sério.


 Os leitores que reclamam de que Tex quase nunca se machuca, sendo praticamente um "superman" do velho oeste, não poderão reclamar nesta aventura. Aqui, Águia da Noite passa maus bocados e chega até a pensar que não conseguirá resolver o problema, e é justamente o modo como ele resolve tudo que é o grande trunfo do enredo.

 Whhoosssh...

 O cenário de A Tragédia do Trem 809 caiu como uma luva para a aventura. Não é só na hora em que a nevasca vira o trem que o cenário se destaca, e sim durante toda a trama. Aqui, a neve dá um tom espetacular para a aventura, encantando o leitor.


 Visualmente, o saudoso Marcello deu um show à parte nos desenhos e soube, com maestria, transmitir ao leitor a proposta do roteiro, que era de colocar Tex diante de vários problemas (incluindo o tempo). E por falar no roteiro, Boselli soube usar o tempo nevado tanto contra Tex como também contra as vitimas da tragédia do trem e até mesmo contra os bandidos de forma formidável. O excelente resultado, deve-se ao entrosamento que roteirista/desenhista tinham, uma sintonia superada apenas por G. L. Bonelli/Galep.

 Desde quando fantasmas usam flecha?

 A Tragédia do Trem 809, tem como história paralela o passado da vida pessoal do engenheiro Castleman, que traiu a confiança de sua esposa índia e sua tribo. Esse passado, é explorado secundariamente no desenrolar da trama e se torna o foco principal no final da aventura, e é aqui que acontece a única falha da aventura.

Mal e com um rifle apontado para a cabeça, Castleman estava  praticamente morto, mas é salvo pelos espíritos dos índios (da tribo de sua esposa), que chegam dando flechadas no bandido que ameaçava o engenheiro.

 Ridículo. Boselli, nesta cena, forçou ao fazer espíritos "tocarem" em arcos e flechas. Havia mil e uma maneiras de salvar Castleman e dar um "fim" à sua história de vida. É claro que, esta decisão do roteiro não mancha a qualidade da aventura, mas deixa um pequeno arranhão nela.

Conclusão:

 Ler A Tragédia do Trem 809 é quase como uma obrigação de todo texiano que se preze. Deixar de ler uma aventura dramática, cheia de surpresas e reviravoltas como esta, é um erro imperdoável. Seja pelo enredo ou pelos desenhos, A Tragédia do Trem 809 é certeza de uma boa leitura e de uma ótima aventura.

Nota: 9,5

2 comentários:

  1. Esta história de Tex é muito especial para mim, pois para além de a considerar muito boa, tenho a felicidade de ter as últimas 40 páginas do roteiro original da mesma, uma gentil e valiosa oferta de Mauro Boselli, sem dúvida um dos tesouros mais valiosos da minha colecção do Ranger.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amico, non so scrivere in portoghese e spero che tu capisca l'italiano. Grazie per la bella recensione. Ma devo dirti che NON HAI CAPITO IL FINALE!... ; )

      Castleman, NEL SUO DELIRIO, CREDE che gli indiani siano spiriti. MA NON LO SONO! SONO INDIANI VERI! Indiani reali, NON fantasmi! E' un trucco narrativo per dare atmosfera, ma NON E' LA VERITA'! Credevo che si capisse...

      Un caro saluto


      Mauor Boselli


      Excluir